terça-feira, 24 de abril de 2012

Humildade


"Deus se deixa conquistar pelo humilde e recusa a arrogância do orgulhoso."


  Dentro da frase do Papa João Paulo II encontramos duas palavra interessante: Humildade e Arrogância.

  "Arrogância" é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.

  "Humildade" vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.
  Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
  A Humildade é um professor que só tem a nos ensinar, ela tem como objetivo não nos rebaixar e sim ver por cima dos muros da arrogância que nos fazem não querer ouvir, ver e sentir muitas coisas ao nosso redor. E é a arrogancia uma das propurssoras para que não possamos ver, ouvir e sentir Deus.
  Na Igreja Catolica a soberba, um dos Sete Pecados Capitais é a que carrega consigo a Arrogância. Que pode ser superado pela virtude da humildade, alcançável através de orações dirigidas a Deus e pelo esforço consciente do pecador.
  A humildade se alcança quando se assume seus erros, seus deveres, sua vez de ser ou não ser, e de que nem sempre se está com a razão.
  De uma coisa eu sei, todos temos uma tecla que bate em nossas cabeças dizendo "por detrás da matéria a algo de inexplicavel", infelizmente nem todos se colocam como humildes e aceitam que o "Inexplecavel" é o seu senhor o seu Deus.
  
"Os humildes não se aproximam de Deus, é Deus que se aproxima dos humildes."

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Escolhe a Vida!


Não existe cura ou tratamento padrão para a anencefalia e o prognóstico para estes pacientes é a morte. A maioria dos fetos não sobrevivem ao nascimento, o que corresponde a 55% dos casos não abortados. Quando a criança não é um natimorto (nasce sem vida), ela geralmente morre de parada cardiorrespiratória em poucas horas ou dias após o nascimento.
Entretanto, já existiram casos relatados de anencefalia que os pacientes sobreviveram até 2 anos após o nascimento.


Marcela de Jesus, caso raro e polêmico de diagnóstico de anencefalia que teve 20 meses de vida extra-uterina
Em um caso que se tornou famoso no Brasil (ocorrido no Município de Patrocínio Paulista), uma criança diagnosticada como anencéfala viveu por um ano, oito meses e doze dias após o nascimento. A menina, batizada de Marcela de Jesus Galante Ferreira, nasceu no dia 20 de novembro de 2006 e morreu no dia 31 de julho de 2008. Marcela não tinha o córtex cerebral, apenas o tronco cerebral, responsável pela respiração e pelos batimentos cardíacos. A menina faleceu em consequência de uma pneumonia aspirativa.
O caso gerou divergências: alguns especialistas, baseados na deficiência de uma definição exata do termo "anencefalia", levantaram a hipótese de que a menina na verdade sofria de uma malformação do crânio (encefalocele), associada a um desenvolvimento reduzido do cérebro (microcefalia). Outros afirmam que o que houve, na verdade, foi uma forma "não clássica" de anencefalia, como avaliou a pediatra da menina, Márcia Beani Barcellos, profissional que mais acompanhou o caso. Segundo Márcia, a sobrevivência surpreendente de Marcela foi "um exemplo de que um diagnóstico não é nada definitivo".


"Um exemplo de que um diagnóstico não é nada definitivo" 
"Um exemplo de que nem a ciência é dona de si mesma" 

"Um exemplo de que a vida não deve ser tratada como relógio em que um relógio só é bom pelo tempo que ele pode marcar."


A data 12/04/2012 possivelmente não seria o dia em que abrimos portas para varias outras votações no Supremo Tribunal Federal com outros motivos para se abortar no Brasil. Já parou pra pensar nisso?

Já temos o aborto das vidas que nascem com anencefalia, daqui a pouco teremos o aborto das vidas que nascem com Síndrome de Down (O que já acontece na Alemanha), e mataremos crianças com "Defeitos de fabrica". Pois é assim que o Supremo Tribunal Federal e todos que são a favor do aborto vêem o aborto: "Defeito de Fabrica", uns chamam de "atrás de palavras menos impactantes" como interrupção da gravidez! 



"Entramos num mundo onde escolhemos que filhos queremos ter e não o amor que queremos dar."


Bom independente das circunstâncias, o que nasce é um ser humano de corpo e alma, talvez não completo de corpo mas concerteza completo de alma, isso é o que vale. Toda vida deve nascer. Não a qualquer tipo de aborto!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Santo Agostinho: filósofo, bispo e teólogo cristão


Introdução 

Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos).

Biografia

Santo Agostinho ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão. Nesta última cidade teve contato com o neoplatonismo cristão.

Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes. Em “A Cidade de Deus”, Santo Agostinho combate às heresias e a paganismo. Na obra “Confissões” fez uma descrição de sua vida antes da conversão ao cristianismo.

Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as idéias eram de origem divina. 
Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.

As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.

Morreu em 28 de agosto (dia suposto) de 420, durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África.

Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros. Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte.

Algumas obras de Santo Agostinho:

- Da Doutrina Cristã (397-426)
- Confissões (397-398)
- A Cidade de Deus (413-426)
- Da Trindade (400-416)
- Retratações
- De Magistro
- Conhecendo a si mesmo

Frases e Pensamentos de Santo Agostinho:

- "Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo."
- "Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza."
- "Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor."
- "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."
- "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita."
- "A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar."
- "A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações."
- "A verdadeira medida do amor é não ter medida."
- "Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio." 










terça-feira, 10 de abril de 2012


Fé em Deus é um ato de Coragem, Confiança. Pois ter Coragem é "Agir (agem) com o Coração (Cor)" e Confiança é deixar-se agir por alguém e esse alguém nesse caso é Deus. Segundo Santo Agostinho: 


  "Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser." 


Sim! Sim! Santo Agostinho está certo ter fé é isso é deixar Deus escrever nossas historias mas nunca esquecendo de mantermos a folha em bom estado.
  Somos a folha e temos que cuidar dessa folha deixando ela forte e livre das Borrachas do mundo. Esse mundo que apaga e esconde a história que Deus vai escrevendo e a borracha dificultando a leitura. Então tenha fé e trabalhe também pra que essa fé se realize, não fique em duvida pois a  duvida também é a borracha do mundo apagando historias suas que Deus escreve, deixe seu coração agir, não duvide e acredite.


"Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás." Santo Agostinho


E no final terás a surpresa de descobrir que ter fé em Deus faz crescer o espirito e nossa capacidade de amar pois amamos o que não vemos apenas o que sentimos. Acreditar nas promessas de Deus traz conquistas e um bem sem igual pra seu interior e consequentemente para as pessoas que estão ao seu lado.Tenha Fé em Deus nosso senhor isso basta, os problemas afasta e a vida te agrada. 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sexta-Feira Santa: O DIA EM QUE A TERRA PAROU PARA O HOMEM QUE NOS AMOU.





"Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão 
é quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz."
 Mas pra muitos é feriado.
Como podemos esquecer desse homem que levou o peso do mundo em suas costas quando o mundo o dizia impostor?
Como podemos esquecer de um homem humilde que nunca levantou a mão pra ninguém e mesmo assim provocou a irá dos profetas?
Como podemos esquecer desse homem que conversava com os pecadores julgados pela pessoas, e depois demonstrava amor por elas. "Como podemos?"
A sexta feira Santa se tornou feriado para que pudéssemos sair da correria e de nossos afazeres seja de lazer ou a trabalho para que a gente refletisse sobre um homem que foi o maior amador de todos perante as dificuldades da Terra. Ele fez isso por todos nós para que nossos pecados fossem perdoados perante o amor dele e do Pai que o enviou.
Vamos todos nós nesse dia "não feriado" e sim abençoado para que oremos, rezar, refletir nossos pecados, refletir nossas atitudes perante ao senhor para que no Sábado de Aleluia podemos dar Glória e Aleluia pois homem que tanto amou ressuscitou e o nome dele é JESUS! 




"Jesus Cristo deu a vida para que os nossos pecados sejam perdoados e não apenas os nossos, mas também os de toda a gente." João 2, 2