terça-feira, 4 de setembro de 2012

Eis a Violência!


"Cara viu ontem no Jornal aquela mulher baleada?"

"Na luta contra o trafico de drogas 23 pessoas morreram."

"12 feridos e 4 mortos após briga de torcedores em estadio de futebol."

"Caem as Torres Gémeas"

"Briga entre familiares deixa 4 feridos e uma 1 criança morta."

"Desafetos religiosos tomam israel e o numero de mortos são incontáveis."

Mortos, mortes, mortas, mortalidade, morrer... Essas palavras são os assuntos que mais tomam os noticiários, jornais e qualquer meio de comunicação ultimamente. É morte daqui morte dali, quase tudo isso derivado da violência. Violência que vem se aflorando no meio dos cristãos ou qualquer tipo de religião, violência que se encontra no meio de famílias, estádios de futebol, favelas, mansões, praias paradisíacas, fazendas escondidas no meio do mato, no confim do mundo e etc... Não importa onde estamos, não importa o arame farpado e eletrizado que cerca nossas casas em cima de muros altos que dificulta até a entrada da luz do sol, lá a violência também pode estar!
  A palavra violência deriva do latim violência (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa. A violência é um comportamento derivado da ira em que com força e vigor invade a integridade física ou psicológica de qualquer coisa. A violência entre os homens é algo abominável e irracional se que está na historia do homem a muito tempo, que destrói famílias e mata pessoas. Essa deplorável maneira de agir tenta ser parada por Deus, mas Deus não interfere demasiadamente porque desde que a desobediência do homem no jardim do Éden, fez o homem conhecer todo o mal e adquirir o livre arbítrio. Jesus então vem por compaixão de Deus com homem e nos dá uma bela parábola para extrair pela raiz toda forma que nos leve a agir com violência.

Quem aqui não conhece a parábola do bom samaritano? O Samaritano que por compaixão ao próximo ajuda o sem esperança judeu rejeitado por duas vezes. E agora lembra? Se não lembra tudo bem, pois logo abaixo refrescaremos sua memoria e explicaremos a solução contra a violência.



O Bom Samaritano

Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?

Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?

Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).

Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás.

Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?

Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.

Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.

Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.

Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.

Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.

No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.

Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?

Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.



"...e amarás a teu próximo como a ti mesmo" 
                                                                              (Lv 19,18).






A solução está nessa parábola pois os samaritanos não eram puros em termos raciais, mas uma mistura de judeu e gentio; por isso, eram odiados pelos que tinham o sangue integral do grupo étnico judaico. Os judeus não queriam comunhão com os samaritanos e os rejeitavam. Embora os dois grupos morassem próximos uns dos outros, não se consideravam e nem se tratavam como próximos no sentido moral da palavra. Assim o doutor da lei deve ter ficado bastante surpreso, quando Jesus apresentou o samaritano como a única pessoa que se dispôs a ajudar aquele judeu indefeso, na estrada solitária e perigosa. O homem que ajudou o pobre necessitado foi exatamente o que ele menos esperava que o faria. Tenha compaixão do próximo ajude o por bondade e voluntariado, ajude o com o respeito do amor a quem pratica a violência assim aquele desencadeamento de tratar violência com violência se quebra e quem sabe assim teremos mortes por velhice e jornais com boas noticias.


Leia nossas outras postagens =)
E Deus o Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário