terça-feira, 24 de abril de 2012

Humildade


"Deus se deixa conquistar pelo humilde e recusa a arrogância do orgulhoso."


  Dentro da frase do Papa João Paulo II encontramos duas palavra interessante: Humildade e Arrogância.

  "Arrogância" é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.

  "Humildade" vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.
  Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
  A Humildade é um professor que só tem a nos ensinar, ela tem como objetivo não nos rebaixar e sim ver por cima dos muros da arrogância que nos fazem não querer ouvir, ver e sentir muitas coisas ao nosso redor. E é a arrogancia uma das propurssoras para que não possamos ver, ouvir e sentir Deus.
  Na Igreja Catolica a soberba, um dos Sete Pecados Capitais é a que carrega consigo a Arrogância. Que pode ser superado pela virtude da humildade, alcançável através de orações dirigidas a Deus e pelo esforço consciente do pecador.
  A humildade se alcança quando se assume seus erros, seus deveres, sua vez de ser ou não ser, e de que nem sempre se está com a razão.
  De uma coisa eu sei, todos temos uma tecla que bate em nossas cabeças dizendo "por detrás da matéria a algo de inexplicavel", infelizmente nem todos se colocam como humildes e aceitam que o "Inexplecavel" é o seu senhor o seu Deus.
  
"Os humildes não se aproximam de Deus, é Deus que se aproxima dos humildes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário